Participar do workshop

Grandes Temas da Teologia


workshop

Dra. Arlete Maria

com a

O Bem-Viver Indígena: desafio para uma
teologia contextual

25 de junho, às 19 horas

garanta seu acesso gratuito

25 de junho, às 19 horas

garanta seu acesso gratuito

Declaração de Participação de 5h.
Aula Aberta, Online e Gratuita pelo Canal do YouTube da Faculdade Unida.

com a

Dra. Arlete Maria

Nessa aula abordaremos o conceito de Bem Viver proveniente dos povos andinos Quéchua e Aymará que atualmente vivem no Equador e Bolívia. Embora recente em nossas reflexões o Bem-Viver afirma o mundo em sua ancestralidade e a Terra como Pachamama, território sagrado que nos desafia a desaterrar a ideia de um eterno mundo capitalista para projetar mundos improváveis.


O conceito chave indígena avança em uma perspectiva de associações a outros entes de vida permitindo criar abordagens que garantam a sobrevivência na Terra. Falamos então de uma visão cosmológica com fundamento espiritual e religioso que expressa toda vida como sagrada e promotora de equilíbrio e reciprocidade.


Com a professora Dra. Arlete Maria Pinheiro Schubert – Tupinambá, de contexto urbano, originária da região amazônica, possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ela é graduada em História e especialista em História e Cultura dos Povos Indígenas e em Educação para as Relações étnico-raciais. Também é membro do Grupo de Pesquisa Wayrakuna de indígenas mulheres pesquisadoras/UNEB e desenvolve pesquisas acadêmicas com foco nos temas das lutas territoriais e dos movimentos dos povos indígenas no Brasil, com ênfase no fenômeno educativo e de etnogêneses que neles ocorrem. Na UNIDA ela é professora da graduação e do PPGP-CR, além de Ouvidora da Instituição.

Quero acessar a aula

Faculdade Unida de Vitória.